Bola na Trave Pernambuco

COPA DE 2014

terça-feira, 6 de julho de 2010

Uruguai x Holanda - Times tradicionais tentam retomar o prestígio perdido

Nesta terça-feira, Holanda e Uruguai darão a largada na fase semifinal da Copa do Mundo. As duas seleções, sempre tradicionais quando o assunto é a disputa do título Mundial, se enfrentam a partir das 15h30, no Estádio Green Point, na Cidade do Cabo.

A Holanda vem de uma vitória por 2 a 1 sobre o Brasil, de virada, nas quartas-de-final. O Uruguai, em contrapartida, sofreu muito mais, passando por Gana nos pênaltis após ter empatado com o time africano por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação.

Majestade perdida
As duas seleções entram em campo para recuperar o prestígio perdido ao longo do tempo em Copas do Mundo. O time sul-americano é bicampeão, com títulos em 1930 e 1950, este, no Brasil e em pleno Maracanã. A Holanda, por sua vez, é conhecida pelo futebol-arte que pratica. Em 1974, encantou o mundo com o famoso Carrossel Holandês, comandado por Rinus Michels fora dos gramados, e Johann Cruyff dentro deles. Naquele ano, assim como 1978, a Laranja foi vice-campeã, perdendo para Alemanha e Argentina, respectivamente.

Ambos os times nunca mais chegaram à uma decisão de Mundial deste a última final que realizaram (1950 e 1978), e as performances também vinham caindo de produção Copa após Copa. A última Copa disputada pelo Uruguai foi em 2002, e o time sequer passou da fase de grupos. A Holanda sequer se classificou para o mesmo Mundial.

Quatro anos depois, chegou à Copa da Alemanha com pompa de time favorito, mas caiu logo nas oitavas-de-final. A semifinal desta terça-feira dará aos dois times a chance de estar presente a uma decisão de título Mundial, com algumas peculiaridades: o Uruguai poderá perder a fama de viver de seu passado, enquanto que a Holanda, o estigma de time "amarelão".

Aos trancos e barrancos...
A campanha do Uruguai neste Mundial tem sido das mais difíceis e improváveis. Após um belo início no Grupo A, onde terminou líder com sete pontos, o time sul-americano encarou a boa Coreia do Sul nas oitavas-de-final. A vitória foi suada, por 2 a 1, e a equipe passou às quartas-de-final com grandes dificuldades.

Na fase seguinte, o adversário seria Gana, única esperança do continente africano nesta Copa. A Celeste saiu perdendo por 1 a 0, mas buscou o empate com Forlan. Após uma série de chances desperdiçadas pelas duas equipes, Gana teve um pênalti marcado a seu favor no último lance do segundo tempo da prorrogação. No lance, o atacante Suárez cortou uma bola destinada para as redes com as mãos, e foi expulso logo em seguida.

O jogador deixou o gramado em prantos, mas viu Gyan chutar a cobrança na trave. Na disputa de pênaltis, deu Uruguai. A Celeste, porém, chega em condições precárias para a disputa da semifinal. Sem contar com Fucile e Suarez, suspensos, e Lodeiro, machucado, o técnico Oscar Tabarez ainda aguarda resposta sobre a situação do zagueiro Lugano, podendo acumular até quatro importantes desfalques, que aliados ao cansaço, podem prejudicar o time.

Rolo compressor
A Holanda chega como grande favorita para esta semifinal principalmente devido a seu recente retrospecto. Nesta Copa, foram cinco jogos e cinco vitórias. Em 2010, 100% de aproveitamento, com nove vitórias em nove partidas disputadas, já contando os duelos da Copa do Mundo. A série invicta do time europeu já chega a 24 jogos. O fator, porém, não é considerado pelo técnico Bert Van Marwijk, que até aceitou o rótulo de favorito, mas pregou respeito ao adversário desta terça.

Como fator motivacional, se avançar, a Holanda pode fazer uma nova final contra a Alemanha, que encara a Espanha. Os dois times se enfrentaram em 1974, e a Holanda, favorita, caiu diante de um time pragmático. Neste ano, os papéis estão invertidos, já que a Holanda joga um futebol eficiente e a Alemanha encanta. Seria a oportunidade de uma possível vingança da Laranja Mecânica, mas antes, a equipe terá que superar o Uruguai.

Van Marwijk, aliás, terá três desfalques importantes. Van der Wiel (lateral-direito) e De Jong (volante) estão suspensos e não atuam. Boulahrouz e De Zeeuw deverão ser os substitutos. O zagueiro Mathijsen, que sofreu lesão durante o aquecimento para o jogo contra o Brasil, segue lesionado e dá lugar a Ooijer. Van Persie, que era dúvida, estará no time titular.

Retrospecto
Uruguai e Holanda se enfrentaram apenas uma vez em Mundiais. O duelo aconteceu em 1974, com fácil vitória da Laranja por 2 a 0.

Ficha Técnica

Uruguai x Holanda
Local: Estádio Green Point, Cidade do Cabo, na África do Sul
Data: 06/07/2010
Horário: 15h30
Árbitro: Ravshan Irmatov (UZB)

Uruguai
Muslera; Maxi Pereira, Victorino (Lugano), Godín e Cáceres; Pérez, Arévalo Ríos, Gargano e Álvaro Pereira; Forlán e Cavani.
Técnico: Oscar Tabarez

Holanda
Stekelenburg; Boulahrouz, Heitinga, Ooijer e van Bronckhorst; De Zeeuw, Van Bommel e Sneijder; Kuyt, Van Persie e Robben.
Técnico: Bert Van Marwijk


EM TEMPO REAL ÀS 15:15 NA PÁGINA TEMPO REAL AQUI NO BOLA NA TRAVE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário