Bola na Trave Pernambuco

COPA DE 2014

sábado, 17 de julho de 2010

Náutico vence o América/MG e assegura a liderança da Série B

O Náutico venceu o América/MG, neste sábado, na Arena do Jacaré, por 2 x 1 e voltou à liderança do Brasileiro da Série B, agora com 20 pontos. O Timbu fez novamente um bom primeiro tempo, quando construiu o placar da vitória com gols de Thiaguinho e Zé Carlos. O Coelho ainda diminuiu com Thiago Silvy e tentou pressionar no segundo tempo após a expulsão de Rodrigo Pontes, mas a defesa alvirrubra conseguiu segurar o marcador até o final.

O técnico Alexandre Gallo surpreendeu na escalação do Náutico, arriscando a volta da formação com três atacantes, com Thiaguinho, que entrou no lugar de João Henrique, jogando aberto pela esquerda. Em casa, o América/MG não abdicou do ataque, cedendo espaço para o Timbu avançar. Dessa maneira, o jogo foi aberto desde o início, com as duas equipes balanceando bem a marcação e o ataque.


Marcelo Sant'Anna/EM/D.A Press
Thiaguinho marcou o primeiro gol da vitória alvirrubra sobre o América/MG
Com a partida equilibrada, se deu melhor quem arriscou um pouco mais. E nesse ponto o Náutico foi eficiente. Aos 32 minutos, Giovanni chutou de fora da área. O goleiro Flávio não segurou a bola, que sobrou para Geílson dividir com o arqueiro. Na sobra, o atacante tentou chutar para o gol, mas o zagueiro Gabriel tirou com a mão. Rápido, Thiaguinho não esperou que o juiz marcasse pênalti e chegou batendo para, finalmente, abrir o placar.

Mesmo com a vantagem no marcador, o Náutico não mudou seu plano de jogo. Continuou atacando na boa, mas ainda errava muitos passes. Aos 43, aproveitou um lance de bola parada para ampliar. Zé Carlos partiu para a cobrança de falta do lado direito. Ele bateu direto para o gol de “perna trocada” e contou com a ajuda de Dudu Araxá, que furou bisonhamente, matando Flávio no lance.

Dois minutos depois, porém, o América/MG conseguiu diminuir. Após boa troca de passes dentro da área alvirrubra, Rodrigo ajeitou para Thiago Silvy bater no canto de Glédson.

Marcelo Sant'Anna/EM/D.A Press
Volante Rodrigo Pontes foi expulso aos 24 do segundo tempo
No segundo tempo, Alexandre Gallo mexeu taticamente na equipe. Logo no início, colocou a equipe para jogar no 3-5-2, ao tirar Thiaguinho para colocar o zagueiro Vinícius. Com isso, o Timbu passou a priorizar a marcação, para sair nos contra-ataques. Esbarrou, no entanto, na falta de velocidade dos alas e atacantes. Tentando consertar esse defeito, o treinador mudou novamente. Trocou o atacante Cristiano pelo lateral-esquerdo Anderson Paim, puxando Giovanni para jogar na frente e centralizando Geilson.

Não deu nem tempo de ver como a equipe reagiria. Aos 24, Rodrigo Pontes levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. O velho fantasma voltou a afligir os alvirrubros, que tiveram que se encolher ainda mais, enquanto o América/MG partiu de vez em busca do empate.

A pressão foi grande. Um verdadeiro jogo de ataque contra defesa. De um lado, o Náutico se defendendo com seus nove jogadores de linha. Do outro, o Coelho atacava com todas as armas que tinha à disposição. No final, a defesa se sobressaiu sobre o ataque e o Timbu garantiu a vitória e a liderança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário