Bola na Trave Pernambuco

COPA DE 2014

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Com 40 clubes, Série D vê mais um ano da saga do Santa Cruz-PE para voltar ao topo

UOL Esporte
Neste domingo 40 clubes iniciam a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. Entre os clubes de pouca expressão, que tentam trilhar um caminho rumo à elite do futebol nacional, um deles quer recuperar o seu status de grande. O Santa Cruz-PE, que há anos tem uma das maiores médias de público do País, tenta escrever mais um capítulo da saga para seu retorno ao topo.

Uma das equipes mais tradicionais do futebol brasileiro, o Santa Cruz-PE foi rebaixado para a Série D e participou da primeira edição do torneio, em 2009. Desde então a equipe pernambucana não conseguiu sair do “fundo do poço”. Todos os anos o tricolor de Recife é considerado um dos candidatos ao acesso, mas sempre acaba decepcionando seu torcedor.

CONFIRA O REGULAMENTO DA SÉRIE D DO BRASILEIRO

O regulamento sofreu alteração às duas edições anteriores da competição. Na primeira fase os 40 clubes serão divididos em oito grupos de cinco equipes cada, agrupados regionalmente. Os dois primeiros de cada grupo classificaram-se a segunda fase, onde os 16 clubes restantes jogarão em sistema eliminatório em jogos de ida e volta, classificando o vencedor para a terceira fase.

Na terceira fase os oito clubes restantes novamente jogarão em sistema eliminatório, classificando os vencedores para a fase seguinte. A disputa seguirá no sistema eliminatório com quatro clubes (semifinal), até restarem os dois finalistas. Os quatro semifinalistas garantem automaticamente vaga na Série C em 2012.

-----------------------------------------------------------------------------------------------
Em 2009 o Santa Cruz-PE foi um verdadeiro fracasso, terminou na lanterna de seu grupo e sequer avançou à segunda fase. No ano passado a equipe conseguiu passar da fase de grupos, mas acabou eliminada na etapa seguinte, pelo Guarany de Sobral-CE, que acabou se sagrando o campeão da competição.

Neste ano a equipe chega com a moral de ter conquistado o Campeonato Pernambucano, feito dois bons jogos ante o São Paulo na Copa do Brasil, e, por isso, novamente é considerada uma das favoritas ao acesso, ao lado de outro tradicional clube do futebol nacional, o Juventude-RS, que foi rebaixado da Série C e vai disputar a primeira vez o torneio.

Ciente da pressão que o Santa Cruz-PE vai enfrentar na competição o técnico Zé Teodoro mostrou qual será o espírito da equipe para a disputa da Série D. “O grupo de hoje é praticamente o mesmo do Pernambucano, só muda a atitude. Agora os jogadores já sabem da responsabilidade e sabem que precisam mostrar o ‘algo mais’. Acho que a gente tem condição de começar bem, mas tem que ser vibrante e determinado, como foi no estadual. Nós não vamos jogar para dar exibição, vamos jogar para conquistar o acesso.”

A rodada de abertura desta Série D do Campeonato Brasileiro quase foi cancelada nesta semana, isso, porque o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), concedeu uma liminar ao Fast Ulbra, vice-campeão amazonense, obrigando a federação local a indicar a equipe, e não o Nacional, a ocupar a vaga do Estado de Rorâima, que desistiu da competição.

Porém, na última quinta-feira, o Desembargador Yedo Simões cassou a liminar concedida a um torcedor do Fast Ulbra. Com isso, o Nacional-AM, que foi escolhido pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) por ser o melhor colocado do Estado no ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), poderá disputar a competição novamente.

As 40 vagas para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro são divididas da seguinte maneira: os quatro rebaixados da Série C; os nove primeiros Estados do Ranking Nacional das Federações (RNF) terão direito a dois representantes cada; os 18 demais Estados terão um representante cada.

Confira os oito grupos desta Série D do Campeonato Brasileiro
Grupo A: Penarol-AM, Cuiabá-MT, Nacional-AM, Vila Aurora-MT e Plácido de Castro-AC
Grupo B: Trem-AP, Independente-PA, São Raimundo-PA, Sampaio Correa-MA e Comercial-PI
Grupo C: Guarani-CE, Santa Cruz-RN, Alecrin-RN, Santa Cruz-PE e Porto-PE
Grupo D: Bahia de Feira-BA, River Plate-SE, Treze-PB, Vitória da Conquista-BA e Coruripe-AL
Grupo E: Gurupi-TO, Anapolina-GO, Itumbiara-GO, América TO-MG e Gama-DF
Grupo F: São Mateus-ES, Volta Redonda-RJ, Sendas-RJ, Vila Nova-MG e Formosa-DF
Grupo G: Cene-MS, Oeste-SP, Mirassol-SP, Operário-PR e Cerâmica-RS
Grupo H: Brusque-SC, Metropolitano-SC, Juventude-RS, Cruzeiro-RS e Cianorte-PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário