Bola na Trave Pernambuco

COPA DE 2014

sábado, 10 de julho de 2010

Uruguai x Alemanha - Amarga despedida para dois times surpreendentes

Uruguai e Alemanha entram em campo neste sábado para fazer sua última partida na Copa do Mundo da África do Sul. O duelo, que geralmente tem ares melancólicos, acontece às 15h30 deste sábado, no Estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth.

O Uruguai vem de derrota por 3 a 2 para a Holanda, enquanto que a Alemanha, considerada por muitos a favorita para ganhar a competição, caiu diante da Espanha, perdendo por 1 a 0. Embora o jogo tenha um gosto amargo, já que envolve duas equipes que não chegaram à final por muito pouco, algumas importantes marcas podem ser quebradas.

A Alemanha, recordista de participações em semifinais, com 12 no total, pode também se tornar a recordista em terceiros lugares da Copa. O time germânico já obteve o "bronze" em 1934, 1970 e 2006, e pode chegar ao quarto neste sábado, marca jamais alcançada por outra equipe. Outro recorde que pode ser quebrado é o do atacante Ronaldo, que marcou 15 gols pelo Brasil, sendo o maior artilheiro da história dos Mundiais.

Miroslav Klose, matador alemão, já tem 14, e pode ao menos empatar com o Fenômeno. O atacante, no entanto, é dúvida para a partida, já que está não tem condições físicas ideais.

Surpreendente
Embora tenham que participar daquele que é considerado o jogo mais cruel no futebol, os dois times tem do que se orgular nesta Copa. Ambos chegaram sem muita expectativa, como azarões. A Alemanha era dada como um time apenas mediano, que poderia chegar longe contando com sua tradição e nada mais. O Uruguai, por outro lado, não era cotado nem para avançar em seu grupo, que continha África do Sul, França e México.

As duas seleções calaram os críticos. O Uruguai com muita raça e contando com dois atacantes em grande forma: Forlán e Luis Suárez. A equipe terminou na primeira colocação de seu grupo, com sete pontos, para depois eliminar o bom time da Coreia do Sul, por 2 a 1. Nas quartas-de-final, passou por Gana, nos pênaltis, em uma das partidas mais dramáticas da história das Copas. Desfalcado na semifinal, o time uruguaio não resistiu ao eficiente futebol holandês, mas já fez história, chegando à uma semifinal de Mundial pela primeira vez desde 1970.

A Alemanha, por outro lado, era tida como um time burocrático, que contava com a força física e o peso de sua camisa para ganhar jogos. O que se viu na Copa foi o contrário. O time alemão encantou com um futebol rápido, de toque de bola e muito ofensivo, fato que lhe rendeu três goleadas onde marcou quatro tentos. A estreia na África do Sul ocorreu diante da Austrália, com vitória de 4 a 0.

Um tropeço por 1 a 0 contra a Sérvia colocou a classificação para as oitavas em cheque, mas ela veio diante de Gana, quando o time ganhou por 1 a 0. A partir daí, só show: 4 a 1 sobre a Inglaterra e 4 a 0 sobre a Argentina. A fonte, porém, secou, e a Alemanha chegou tão confiante à semifinal contra a Espanha, que acabou sendo surpreendida pelo volume de jogo do adversário.

Retornos e dúvidas
Quando o assunto é jogo valendo o terceiro lugar da Copa, os técnicos dos dois times participantes tendem a experimentar. No caso do Uruguai, porém, este não será o caso. Na realidade, o técnico Oscar Tabarez dá muita importância ao duelo, e pretende sair da África do Sul com o honroso título de terceiro melhor time do Mundo. Para tal, o treinador irá escalar o que tem de melhor, contando com os retornos de Lugano e Suárez, enquanto que Forlán manterá sua posição no time titular, apesar de não estar no melhor de suas condições.

Pelo lado alemão, o técnico Joachim Löw tem alguns jogadores afetados pela gripe, como Podolski e Lahm. O atacante Klose é dúvida, mas deve ser escalado como titular, em uma clara tentativa de quebrar o recorde de artilharia da Copa do Mundo. Existe a expectativa do aproveitamento de jogadores como Tasci, Aogo e Kiessling no time titular.

Retrospecto
Ao todo, as duas seleções já se enfrentaram em nove oportunidades. O Uruguai venceu apenas uma vez, ainda em 1928, nos Jogos Olímpicos, faturando a medalha de ouro. No mais, seis vitórias alemãs e dois empates. Um dos triunfos do time germânico ocorreu na própria disputa do terceiro lugar de um Mundial, em 1970, quando o time sul-americano foi derrotado por 1 a 0.

Ficha Técnica
Uruguai x Alemanha
Local: Estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth, na África do Sul
Data: 10/06/2010
Horário: 15h30
Árbitro: Benito Archundia (MEX)

Uruguai
Muslera; Cáceres, Lugano, Godin e Fucile; Arévalo Rios, Pérez e Máxi Pereira; Cavani, Suarez e Forlán.
Técnico: Oscar Tabarez

Alemanha
Neuer; Jansen (Lahm), Tasci (Mertesacker), Friedrich e Aogo (Boateng); Khedira, Schweinsteiger, Muller e Ozil; Podolski e Klose (Kiessling).
Técnico: Joachim Low

Nenhum comentário:

Postar um comentário