Integrantes do Grupo D, Sérvia e Gana sabem muito bem que a classificação para a segunda fase passa muito pelo confronto marcado para o gramado do Estádio Loftus Versfeld, em Tshwane/Pretória.
Diante de uma arena lotada que deverá apoiar os africanos, Gana tentará honrar o continente na sua segunda participação consecutiva na Copa do Mundo da FIFA. Já os sérvios tentam honrar os antepassados, que tanto brilharam sob a bandeira da Iugoslávia.
O jogoSérvia x Gana, Grupo D, Pretória, domingo, 13 de junho, 16h locais (11h de Brasília, 15h de Lisboa)
A torcida de Gana ainda lembra do primeiro jogo do país na Copa do Mundo da FIFA, marcado pela derrota diante da Itália em 2006. Desta vez, os ganeses tiveram de esperar as últimas rodadas das eliminatórias para garantir participação no Mundial. Os Estrelas Negras esperam agora fazer uma boa estreia e, por que não, conquistar a vitória que facilitaria uma eventual passagem para a próxima fase.
A seleção ganesa teve um período muito curto de preparação, fazendo apenas dois amistosos. O primeiro terminou com derrota para a Holanda por 4 a 1 e o segundo, com vitória de 1 a 0 sobre a Letônia. Mas a equipe dirigida pelo sérvio Milovan Rajevac parece contar com um bom plantel depois que o treinador resolveu apostar nos novos valores vindos da seleção sub-20 campeã do mundo em 2009. A renovação mostrou resultados já no começo deste ano, quando Gana chegou à final da Copa Africana de Nações.
Apesar de não poder contar com Michael Essien, lesionado, Gana terá em campo outros astros capazes de compensar o desfalque importante. Quem tenta brilhar no ataque é Gyan Asamoah, enquanto no meio de campo Sulley Muntari, Kwadwo Asamoah e André Ayew buscarão dar ainda mais força ao setor ofensivo.
Já os sérvios precisarão administrar o peso do favoritismo, conquistado pela presença dos astros que compõem o elenco e pela boa campanha nas eliminatórias. Afinal, é bom lembrar que o país dos Bálcãs se classificou para o Mundial com o primeiro lugar do grupo, à frente de França, Áustria e Romênia.
Radomir Antic poderá contar com todos os seus jogadores, uma ampla gama de talentos que são destaque nos seus respectivos clubes. Alguns nomes a serem observados são Nemanja Vidic, indispensável na zaga do Manchester United, Branislav Ivanovic do Chelsea e Zdravko Kuzmanovic do Stuttgart. Já no ataque, a Sérvia conta com o futebol de Nikola Zigic, transferido para o Birmingham depois de defender as cores do Valencia.
O dueloGyan Asamoah x Nemanja Vidic
Gana deve muito ao atacante Gyan Asamoah, que entrou para a história ao marcar o primeiro gol do país na Copa do Mundo da FIFA. O ídolo brilhou também na última Copa Africana de Nações, marcando gols que ajudaram a equipe ganesa a chegar à final da competição. Quatro anos depois de balançar as redes pela primeira vez no Mundial, diante da República Tcheca, o prodígio será novamente acionado para ajudar o seu país na competição.
Mas o atacante ganês terá de passar por Nemanja Vidic, em constante evolução. O zagueiro do Manchester United terá a difícil missão de parar a ofensiva adversária, além de realizar lançamentos para o ataque sérvio. A técnica diferenciada do jogador fez com que ele se destacasse ao longo das duas últimas temporadas, conquistando a Liga dos Campeões da UEFA e o coração dos amantes do bom futebol. Vidic é considerado um dos melhores zagueiros do mundo na atualidade.
O número
1
 — As duas seleções se encontraram apenas uma vez no passado. Foi em um amistoso realizado 13 anos atrás, em 1997. Os sérvios, que na época defendiam a Iugoslávia, venceram por 3 a 1.
O que eles disseram"Temos no grupo jogadores que participaram da Copa do Mundo em 2006. Acho que precisamos nos preparar melhor desta vez. Não teremos adversário fácil, todas as seleções têm bons jogadores e todo mundo quer participar deste evento. A tarefa não será fácil, mas estamos confiantes e acreditamos poder chegar a um nível digno do nosso futebol."
Nemanja Vidic, zagueiro da Sérvia
"Estou confiante e cheio de esperança. Espero que os jogadores deem o melhor de si. Queremos chegar longe com a seleção. Vamos nos concentrar no próximo compromisso e esperamos acabar esta Copa do Mundo com bons resultados."
Milovan Rajevac, técnico de Gana