Bola na Trave Pernambuco

COPA DE 2014

sábado, 19 de junho de 2010

Fifa muda regra de cartão para "salvar" craques na final


Para impedir que alguma estrela fique fora da final da Copa do Mundo de 2010, a Fifa mudou a regra dos cartões amarelos. Assim, apenas uma expulsão na semifinal tirará um jogador da decisão do Mundial, visto que a soma de amarelos será zerada após as quartas de finais.
A decisão da Fifa visa claramente impedir que algum jogador de peso fique fora da final da competição sul-africana, marcada para 11 de julho. Com duas advertências, o meia alemão Michal Ballack não disputou a partida que decidiu o título em 2002, assim como ocorreu com o zagueiro italiano Alessandro Costacurta em 1994 e com o atacante argentino Claudio Caniggia em 1990.
Até o Mundial de 2010, os cartões eram zerados apenas ao fim da segunda fase. Com isso, qualquer jogador "pendurado" que recebesse um novo amarelo na semifinal perdia a decisão. Agora, um atleta só não poderá ser escalado na decisão se for expulso no jogo anterior.


Além de Ballack, Costacurta e Caniggia, Paul Gascoigne também poderia ter sido prejudicado pela norma antiga. Na Copa de 1990, o meia inglês chegou a chorar em campo ao ser advertido no encontro com a Alemanha Ocidental - fato que o levaria a perder a final caso a Inglaterra tivesse se classificado.
Em 2006, o francês Zinedine Zidane quase se tornou uma nova "vítima" da regra, sendo que o meia não teria enfrentado a Itália se tivesse recebido um cartão na semifinal, contra Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário