Camarões e Dinamarca não estrearam na Copa do Mundo da FIFA da maneira que haviam sonhado. Ambos terminaram a rodada inaugural sem somar nenhum ponto, após as derrotas diante de Japão e Holanda, respectivamente. Portanto, o encontro deste sábado será decisivo para africanos e escandinavos, que precisam da vitória para seguirem sonhando com as oitavas.
O jogo
Camarões x Dinamarca, Grupo E, Estádio Loftus Versfeld, Tshwane/Pretória, 20h30 hora local (15h30 em Brasília e 19h30 em Lisboa)
Na derrota para a Holanda na segunda-feira, a Dinamarca chegou à marca de três jogos sem vencer e, talvez ainda mais inquietante, sem marcar gols. As contusões que assolaram o elenco na fase de preparação para a África do Sul 2010 — vitimando os ídolos Niklas Bendtner e Jon Dahl Tomasson, por exemplo — certamente contribuíram para o fraco desempenho na rodada inaugural. Com os desfalques do atacante Tomasson e do meio-campista Daniel Jensen, Bendtner entrou em campo para liderar a ofensiva dinamarquesa, embora ainda lute para se recuperar completamente de uma lesão na virilha. Mas o fato é que a equipe de Morten Olsen não pode reclamar do resultado diante dos holandeses, já que se desorganizou em campo após a infelicidade do gol contra de Daniel Agger no primeiro minuto do segundo tempo.
Do outro lado, Camarões também tentará esfriar a cabeça após a derrota de 1 a 0 para o Japão na estreia — atuação muito criticada pela mídia camaronesa. O esquema 4-3-3 usado pelo técnico Paul Le Guen em Mangaung/Bloemfontein era ousado, mas a equipe teve dificuldades para criar ocasiões claras de gol e para achar espaços na deteminada retaguarda nipônica. Stephane Mbia chegou a carimbar o travessão nos instantes finais da partida, mas o dia foi mesmo de azar para o selecionado camaronês. Le Guen, por sua vez, lamentou que Samuel Eto'o e companhia tenham jogado abaixo da média.