Bola na Trave Pernambuco

COPA DE 2014

sábado, 1 de outubro de 2011

É vida ou morte para o Santa Cruz


BLOG DO TORCEDOR

Ao longo do primeiro semestre, o torcedor do Santa Cruz se acostumou com o discurso de Zé Teodoro sempre pedindo humildade. "Vestir as sandálias da humildade" era uma orientação ressaltada pelo treinador coral diversas vezes. No momento de decisão do Campeonato Pernambucano, às vésperas da final contra o Sport, o comandante tricolor também pediu "cabeça fria e coração caliente". Hoje, véspera do treino que antecede a decisão das oitavas de final da Série D, contra o Coruripe, marcado para as 20h deste sábado (1º) em Coruripe-AL, Zé Teodoro resgatou os dois discursos nas entrevistas. Com o acréscimo de que quer ver seu time com uma atuação digna dos momentos decisivos do primeiro semestre, nomeadamente a final e a semifinal do Campeonato Pernambucano e os jogos da Copa do Brasil. Uma vez que  venceu por 1 a 0 no Arruda, o Santa Cruz se classifica com um empate em qualquer placar ou também com derrota por um gol de diferença, desde que marque um gol. Nesse caso, se classificaria pelo gol marcado fora de casa.

Aqui se trata de motivação. Mas também em esquema tático. O time tricolor deve ter uma formação lembrando as finais do Estadual. Na ocasião, o time entrou baseado no 4-4-2, com o volante improvisado Memo na lateral direita e, em seu lugar original, Everton Sena, com a função de marcar individualmente Marcelinho Paraíba. Havia dois meias. Weslley nos dois, Mário Lúcio no primeiro, e Natan no segundo.

Contra o Coruripe, o 4-4-2 deve ser mantido, e cogita-se até a presença de um volante a mais. Só que a análise da formação do Estadual dá margem à interpretação de que a única substituição motivada por questão tática na equipe coral, da primeira para a segunda partida contra o Coruripe, será a saída do terceiro meia, Natan, para a entrada do volante Jeovânio. Memo já atuou na lateral direita no embate no Arruda, vencido por 1 a 0 pelos corais.

Em tempo, o zagueiro Leandro Souza, expulso, dará lugar a Everton Sena ou Walter. Everton tem a vantagem do ritmo de jogo. Walter, emprestado recentemente pelo Náutico, faria a sua estreia no Tricolor. Mas também pode aparecer por ter mais força física e maior estatura, algo que Zé Teodoro avisou querer.

Entrevista com Jeovânio:


"Agora temos que fazer, definir e confirmar de uma vez por todas a vantagem que você tem. Se a gente ceder, ficar lá atrás e marcar, nós vamos tomar o gol. O Santa Cruz vai para o jogo, vai cuidar da parte defensiva, vai cuidar no meio a marcação. E vamos definir uma estratégia de jogo que a gente já tem experiência e tem feito num campeonato que só tivemos bons resultados, que foi o Campeonato Pernambucano e a Copa do Brasil. Então nós vamos vestir novamente as sandálias da humildade, é um time que vai ter humildade para acompanhar o time de perto e não deixar o adversário jogar. Acho que agora a gente tem que voltar realmente a ser o Santa Cruz dos melhores momentos que a gente viveu no primeiro semestre", Zé Teodoro após o treino recreativo desta tarde, em Barra de São Miguel, município em que o Santa Cruz está concentrado, próximo a Coruripe.

O técnico explicou que o treino foi recreativo para criar um ambiente de alegria e descontração para quebrar a tensão de uma partida decisiva. "A responsabilidade, a carga, a tensão em momentos que antecedem a partida é grande e é por isso que a gente faz outros trabalhos. A gente sente que o ambiente de alegria possa juntar com um ambiente de concentração", disse. Mas, após o recreativo, um momento importantíssimo: treinamento de cobranças de pênaltis. Preparação para o caso de o jogo terminar em 1 a 0 para o Coruripe, pois assim seria decidido na cobrança de tiros livres diretos da marca penal.

Veja vídeo com Zé Teodoro:


CORURIPE
A expectativa na cidade de Coruripe é grande para esta decisão com o Santa Cruz. O time, vice-campeão alagoano, está bastante confiante de que pode vencer o Santa Cruz por dois gols de diferença, resultado que lhe daria a classificação. O lateral-esquerdo Paulinho até deixou de lado o discurso de que iria atropelar o Santa Cruz, quando entrevistado pelo blog no estádio municipal Gerson Amaral, onde será disputada a partida. Mas disse que o 1 a 0 foi bom placar.
A equipe deve ter algumas mudanças após a primeira partida. O atacante Edson Di, apontado como o destaque da equipe, volta após se recuperar de lesão, no lugar de Dinda. O meia Gueba também retorna, após suspensão, no lugar de Juan. Outras duas mudanças que não estão descartadas são a entrada do lateral-direito Ricardinho no lugar de Alex Murici e do atacante Ivan no lugar de Paulinho Marília. Esta última, improvável, já que Ivan e Edson Di vêm de lesão, e entrarem dois nessas condições não parece apropriado.

FICHA DO JOGO

Coruripe x Santa Cruz

Coruripe: Santos; Alex Murici (Ricardinho), Leandro, Menconça e Paulinho; Jaélson, Anderson, Gueba e Jonatans; Edson Di e Paulinho Marília. Técnico: Freitas Nascimento.

Santa Cruz: Tiago Cardoso; Memo, André Oliveira, Everton Sena e Dutra; Jeovânio, Chicão, Weslley e Washington; Thiago Cunha e Fernando Gaúcho.

Campeonato: Brasileiro Série D 2011. Local: Estádio Gerson Amaral, em Coruripe-AL. Data: 1/10/2011. Horário: 20h. Ingressos: R$ 30 (arquibancada) e R$ 15 (meia). Arbitragem: André Luiz Freitas Castro, auxiliado por João Patricio de Araújo e Márcio Soares Maciel (todos de Goiás).




Nenhum comentário:

Postar um comentário