Bola na Trave Pernambuco

COPA DE 2014

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Brasil vence Gana apertado e convocado lista dos jogadores para a Copa Rocca


Do UOL Esporte
A seleção de Mano Menezes reencontrou o caminho das vitórias nesta segunda-feira ao passar pelo jogo bruto de Gana por 1 a 0 no estádio Craven Cottage, em Londres. Em sua segunda chance como titular, Leandro Damião atestou a reputação de artilheiro do futebol nacional na temporada com seu primeiro gol pelo Brasil. Num jogo exageradamente físico, incomum para amistosos, a equipe volta a ganhar e ameniza a pressão erguida após os insucessos na Copa América a nos testes contra adversários de peso.
Com chuva e frio na noite de Londres, a partida foi marcada por jogadas ríspidas e cartões. Os africanos basearam seu jogo na força física e conseguiram equilibrar o duelo por algum tempo. Mas, antes mesmo do fim do primeiro tempo, Gana perdeu um jogador, expulso após entrada violenta. Com formação inédita, o time de Mano por sua vez não foi brilhante, também deixou se contagiar pelo clima “pegado” do amistoso em alguns excessos, mas conseguiu eficiência para decidir o confronto.  

Em campo, a experiência do quarteto de frente idealizada por Mano foi frustrada pela contusão de Ganso antes mesmo dos 10min do primeiro tempo. O meia santista sentiu lesão na coxa, acabou substituído por Elias e não pode ser observado junto com Ronaldinho, Neymar e Leandro Damião.

Com 11 contra 11, o amistoso esteve equilibrado e a meta de Julio Cesar chegou a ser ameaçada em algumas oportunidades, para delírio da barulhenta torcida de Gana, que dividiu o Craven Cottage com os brasileiros.

Pela primeira vez jogando juntos nesta formação, os homens de frente da seleção conseguiram mostrar o primeiro sinal de entrosamento aos 26min, quando Neymar acionou Leandro Damião pelo alto e o atacante do Inter encobriu o goleiro. No entanto, a arbitragem do inglês Mike Dean assinalou corretamente o impedimento do 9 brasileiro.

As coisas começaram a ficar um pouco mais fáceis para o Brasil quando Gana perdeu um homem ainda antes do intervalo. Daniel Opare, que já tinha um amarelo, deu um pisão em Lúcio e acabou expulso aos 32min.

Antes mesmo de ir aos vestiários o Brasil conseguiu abrir vantagem, graças ao primeiro gol de Leandro Damião pela seleção. O atacante recebeu lançamento preciso de Fernandinho por trás da defesa e bateu rasteiro na saída do arqueiro africano, do estilo que anda cansado de fazer no Beira-Rio (são 35 gols em 43 partidas pelo Inter no ano).

De volta à seleção após quase um ano de ausência, Ronaldinho dominou a faixa de campo que mais adora jogar, na lateral esquerda de ataque. Por lá, conseguiu algumas boas trocas de passes com Marcelo. No entanto, o ídolo do Flamengo só conseguiu mesmo aparecer mais próximo da área por meio de jogadas de bola parada.

Depois da vitória sobre Gana, a seleção volta a jogar no dia 14 de setembro contra a Argentina, em Córdoba, no primeiro de dois duelos agendados com os rivais da América do Sul. Para estas partidas, o técnico Mano Menezes relacionará apenas atletas que jogam dentro do país.

BRASIL 1 x 0 GANA
 
Brasil
Julio Cesar; Daniel Alves, Lúcio, Thiago Silva, Marcelo; Lucas Leiva, Fernandinho (Hulk), Ganso (Elias); Neymar, Leandro Damião (Alexandre Pato) e Ronaldinho Gaúcho
Técnico: Mano Menezes
 
Gana
Kwarasey; Pantsil, Opare, Mensah, Vorsah; Agyemang-Badu, Inkoom (Tagoe), Derek Boateng (Addy), Asamoah (Annan); Muntari e Ayew (Adiyiah)
Técnico: Goran Stevanovic
 
Data: 05.09.2011 (segunda-feira)
Local: Estádio Craven Cottage, em Londres (Inglaterra)
Árbitro: Mike Dean (Inglaterra)
Auxiliares: Simon Long e Adam Watts (Inglaterra)
Cartões amarelos: Fernandinho (BRA); Mensah, Boateng, Addy (GAN)
Cartão vermelho: Opare (GAN)
Gol: Leandro Damião, aos 44min do primeiro tempo
---------------------------------------------------------------
Do Globo.com
Logo após a vitória da Seleção Brasileira por 1 a 0 sobre Gana, na noite desta segunda-feira, em Londres, o técnico Mano Menezes divulgou a lista dos convocados para a primeira partida do Superclássico das Américas, contra a Argentina, no dia 14 de setembro, em Córdoba. Com Ronaldinho Gaúcho, do Flamengo, Neymar, do Santos, e Leandro Damião, do Internacional, encabeçando o grupo. Por outro lado, Paulo Henrique Ganso, com a lesão sofrida diante dos africanos, ficou fora da equipe para o duelo diante dos hermanos.
Mano Menezes chamou dez novatos para a partida contra a Argentina. Rafael (Santos), Mário Fernandes (Grêmio), Bruno Cortês (Botafogo), Rhodolfo (São Paulo), Casemiro (São Paulo), Paulinho (Corinthians), Rômulo (Vasco), Cícero (São Paulo), Oscar (Internacional) e Renato Abreu (Flamengo) nunca foram chamados para a Seleção Brasileira. Nomes como o do lateral-esquerdo Kleber, do Internacional, e Henrique, do Palmeiras, foram convocados em outras oportunidades. 
Nove jogadores da lista divulgada por Mano Menezes tem idade para disputar as Olimpíadas de 2012, em Londres. Os atletas são os seguintes: Rafael, Mário Fernandes, Danilo, Casemiro, Rômulo, Oscar, Lucas, Neymar e Leandro Damião.
- Temos nessa lista, nove jogadores com idade olímpica. Para que a gente mantenha a mesma ideia de coerência do trabalho. Em uma avaliação preliminar, nós vimos que nosso adversário escolheu mais jogadores rodados. Encarou os dois confrontos com uma filosofia que não cabe a nós fazer análise. Na comparação, obviamente conosco, mostra uma diferença de encarar as coisas. Continuamos pensando lá na frente. Continuamos querendo colocar os atletas que passaram pela sub-20. Já começamos com o Lucas e Neymaar. Depois o Danilo, de forma isolada, e agora mais jogadores do título mundial - explicou o treinador.
Mano disse ainda que a maioria dos atletas convocados já teve uma passagem pela Seleção Brasileira. O treinador, porém, admitiu dificuldade para encontrar peças para a lateral esquerda e analisou as opções por Kleber e Cortês.
- Muitos dos jogadores mesmo que com uma convocação já fizeram parte comigo desde agosto. Duas exceções com uma faixa etária mais alta, em função de característica para montar e um puco de carência, especificamente falando da lateral esquerda, que talvez tenha sido mais complicado, mais difícil. Trouxemos Cortês, do Botafogo, e Kleber, mais experiente, com passagem pela seleção e que dá segurança - disse o comandante.
Mano explica ausência de PH Ganso da lista
Ganso, inclusive, logo que deixou o gramado em Londres iniciou o tratamento com o preparador Odir de Souza. O jogador, que desembarca em São Paulo nesta terça-feira, às 17h25m (de Brasília), sofreu uma lesão na parte posterior da coxa esquerda e dificilmente vai atuar pelo Santos na próxima rodada do Campeonato Brasileiro. Mano explicou o problema do atleta.
- Já temos a confirmação que o Ganso sofreu uma lesão, em um exame prévio. Ele está fora desse primeiro jogo e será avaliado mais profundamente quando chegar ao Santos - disse.
Para os duelos contra os argentinos, Mano Menezes só pôde convocar atletas que atuam no Brasil. No duelo no Mangueirão, em Belém, no dia 28, por exemplo, as duas delegações seguirão para a capital do Pará no mesmo avião, tudo para mostrar o bom entendimentos entre os países. Os atletas não perderão nenhuma partida por seus clubes. O Campeonato Brasileiro não terá rodada, e os brasucas não entrarão em campo pela Copa Sul-Americana.
Os confrontos são válidos pela competição batizada de Superclássico das Américas. O troféu Nicolás Leoz será entregue ao campeão.
Confira abaixo a lista de convocados por Mano Menezes:
Goleiros
Fábio (Cruzeiro)
Rafael (Santos)
Jefferson (Botafogo)
LateraisDanilo (Santos)
Mário Fernandes (Grêmio)
Bruno Cortês (Botafogo)
Kleber (Internacional)
ZagueirosDedé (Vasco)
Réver (Atlético-MG)
Rhodolfo (São Paulo)
Henrique (Palmeiras)
VolantesCasemiro (São Paulo)
Paulinho (Corinthians)
Ralf (Corinthians)
Rômulo (Vasco)
MeiasCícero (São Paulo)
Lucas (São Paulo)
Oscar (Internacional)
Renato Abreu (Flamengo)
Thiago Neves (Flamengo)
AtacantesFred (Fluminense)
Leandro Damião (Internacional)
Neymar (Santos)
Ronaldinho Gaúcho (Flamengo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário