É difícil prever o que acontecerá no Grupo A depois dos dois empates no primeiro dia da competição, mas as seleções da África do Sul e do Uruguai poderão ter uma ideia mais clara das suas possibilidades na Copa do Mundo da FIFA após o que promete ser um duelo bastante disputado em Tshwane/Pretória. Apesar de ainda ser cedo para afirmar que o confronto no Estádio Loftus Versfeld será decisivo, a vitória de qualquer uma das equipes poderá ser um enorme passo para garantir uma vaga nas oitavas de final.
O jogo
África do Sul x Uruguai, Estádio Loftus Versfeld, quarta-feira, 16 de junho, 20h30 (horário local)
O país anfitrão pode estar vivendo uma onda de otimismo, mas a África do Sul de Carlos Alberto Parreira enfrentará uma difícil tarefa contra o Uruguai. Na partida inaugural contra a França, os uruguaios mostraram que possuem boa capacidade de marcação e mobilidade para contra-ataques perigosos. O técnico do Uruguai, Oscar Tabárez, deu pista de que a sua equipe será mais ousada contra a África do Sul se comparada com a atuação mais cautelosa do primeiro jogo.

Concentrada em Kimberley, cidade famosa pelas minas de ouro que a rodeiam, a Celeste quer mesmo é cavar gols. Depois do empate com a França, Tabárez poderá mudar a equipe titular e escalar Edinson Cavani para reforçar o ataque. Os sul-africanos também querem melhorar a finalização depois do empate em 1 a 1 com o México, jogo em que o atacante Katlego Mphela perdeu uma chance incrível nos momentos finais - um chute que passou raspando o travessão.
Mesmo assim, a África do Sul deu aos seus milhões de torcedores um bom motivo para otimismo na partida de abertura contra o México. Quando foi pressionada nos primeiros 20 minutos, a equipe conseguiu lidar bem com a situação e, após superar a tensão e a ansiedade iniciais, encontrou um melhor rendimento no segundo tempo. A exibição serviu de aviso de que a anfitriã deve ser levada mais a sério. Depois de ficar a menos de dez minutos da vitória contra uma seleção mexicana organizada e afinada, o selecionado Bafana Bafana recebeu críticas bastante favoráveis.
O duelo
Itumeleng Khune x Diego Forlán

O jovem arqueiro da África do Sul está no auge da sua forma. Uma mostra clara disso foi a sensacional defesa após a finalização de Giovani dos Santos na segunda etapa do jogo contra os mexicanos. Khune mostrou o quanto é importante para a seleção Bafana Bafana no jogo de abertura do Mundial e sabe que pode ter que jogar como nunca para segurar as investidas do ataque uruguaio, sobretudo do artilheiro Diego Forlán.
Apesar de escalado para atuar atrás dos dois homens de frente, Forlán certamente tentará encontrar a oportunidade de deixar a sua marca após ter perdido uma ótima chance de gol nos minutos finais contra a França. A África do Sul mostrou falta de concentração ao permitir o gol de empate do México, e por isso Forlan estará atento para aproveitar qualquer bobeira do adversário.